Home Atualidades Brasília Trabalhadores da EBC aprovam estado de greve

Trabalhadores da EBC aprovam estado de greve

Nesta quinta-feira (9/11), dirigentes do Sindicato dos Jornalistas do DF realizarão nova rodada de negociação com diretores da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). No encontro, os representantes dos trabalhadores entregarão uma contraproposta à Campanha Salarial 2017/2018, deliberada em assembleia realizada nessa quarta (8), quando a categoria decidiu entrar em estado de greve. Na sexta (10), os trabalhadores voltam a se reunir para avaliação das discussões.

Até agora, a EBC ofereceu aos trabalhadores uma proposta que congela salários e retira direitos, como o fim de dois tickets extras. Já a categoria, reivindica 4,5% de aumento em todas as cláusulas econômicas do ACT e deixam claro que não abrem mão de cláusulas como as que prevêem tickets extras, vale cultura, multa por descumprimento do Acordo Coletivo de Trabalho e outros benefícios.

O único recuo da empresa foi em relação à defesa profissional, questão que numa proposta inicial estava entre os direitos que seriam retirados. Em contrapartida, os servidores que ingressarem na empresa a partir deste ano, não receberiam o anuênio/qüinquênio.

“A direção da EBC mostra sua total intransigência. Não há negociação, só imposição de retirada de benefícios e direitos. Só a mobilização dos trabalhadores pode mudar essa situação”, afirma o diretor do sindicato dos Jornalistas do DF, Gésio Passos.

Fonte: CUT Brasília, com informações do SJPDF