Home Atualidades Brasília Garis dão largada à Campanha Salarial

Garis dão largada à Campanha Salarial

Cerca de dois mil garis do DF aprovaram a pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2017/2018. A decisão foi tomada em assembleia realizada na última quarta-feira (29). O documento já foi entregue ao sindicato patronal e em breve deverá ser realizada a primeira mesa de negociação.

Entre os pontos pleiteados pelos trabalhadores estão: reajuste de 15% nos salários; aumento do tíquete alimentação de R$700 para R$800; estabilidade dos funcionários com menos de dois anos para se aposentar e a manutenção das cláusulas sociais anteriores. Além disso, a base reivindica que a as empresas aceitem declaração e não corte ponto dos trabalhadores que precisarem participar de reuniões e atividades escolares dos filhos.

Para o Secretário de Finanças do Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Urbana no DF (Sindlurb), Raimundo Nonato, a expectativa é de que a campanha deste ano não será fácil com aprovação da nefasta reforma Trabalhista. Entretanto, o dirigente explica que é necessário que os trabalhadores mantenham a unidade. “Ao longo dos anos, nossa categoria tem se mostrado unida e participativa, e isso é fundamental para alcançarmos bons resultados. Com o negociado sobre o legislado, nossa diretoria busca sempre aproximar cada vez mais nossa base do sindicato, pois essa é arma mais forte para combater os desmandos e garantir conquistas”, disse Nonato.

A data-base dos garis do DF tem início em 1° de janeiro e, atualmente, o Sindlurb-DF representa 5.300 trabalhadores e trabalhadoras em limpeza urbana.

Fonte: CUT Brasília