Home Atualidades Festa do Gari é marcada por muita comemoração

Festa do Gari é marcada por muita comemoração

Em comemoração ao Dia do Gari, 16 de maio, o Sindicato dos Trabalhadores da Limpeza Urbana do Distrito Federal (Sindlurb) realizou, no sábado (10), uma grande festança no Clube dos Comerciários.     A celebração, que reuniu cerca de quatro mil pessoas, entre trabalhadores e familiares, contou, também, com a participação da deputada federal Erika Kokay (PT/DF) e do deputado distrital Chico Vigilante (PT/DF).

O Sindlurb não mediu esforços para promover à categoria uma festa digna de sua dedicação diária. Foram oferecidos aos presentes 1,2 mil litros de chopp, uma tonelada de carne, além de uma Smart TV de 43 polegadas e uma geladeira para serem bingadas entre os trabalhadores.

Para o secretário de Finanças do Sindlurb, Raimundo Nonato, a festa, realizada há cinco anos consecutivos, é mais uma ação do sindicato para possibilitar que os trabalhadores tenham lazer com suas famílias e sintam-se valorizados enquanto profissionais.

“Até 2012 não havia nenhuma comemoração para esta data. Sabemos que os trabalhadores da limpeza são invisíveis perante a sociedade, que reconhece seu valor apenas quando eles cruzam os braços. Percebemos, também, que muitos não conseguem ter momentos de distração. Pensando nisso, o sindicato resolveu dar-lhes essa festança”, disse.

Quanto à invisibilidade social, o gari, profissão extremamente essencial para o desenvolvimento da sociedade, ainda lida, diariamente, com bastante preconceito.  Discriminação essa que parte, muitas vezes, de pessoas mal informadas e de caráter controverso, que não reconhece que o ofício exige responsabilidade e dedicação, assim como qualquer outro.

Nonato, por sua vez, adverte que essa barreira de inclusão deve ser quebrada. “Há muito preconceito com os trabalhadores da limpeza. Não podemos julgar alguém apenas pela sua profissão. Independente do uniforme, o ser humano deve ser respeitado”, afirmou.

O secretário de Finanças da CUT Brasília, Julimar Roberto, esteve presente no evento e ressaltou a importância da realização da celebração. Na sua visão, os trabalhadores que laboram intensamente precisam de um momento de descontração ao lado dos companheiros e familiares.

“É uma categoria muito importante, de valor inestimável para a sociedade e que tem conquistado o seu valor e ampliando suas conquistas por meio de muita luta e unidade”, destacou.

Fonte: CUT Brasília