Luciano Fazio lança livro “O que é previdência do servidor público?”

A obra explica a Previdência Social dos servidores públicos da União, do Distrito Federal, de Estados e Municípios, a partir de elementos doutrinários, históricos e legislativos

O consultor na área de Previdência Complementar e matemático pela “Universitá degli Studi” de Milão – Itália, Luciano Fazio, lançou recentemente o livro “O que previdência do servidor público?”, pela Editora Loyola.  A obra explica a Previdência Social dos servidores públicos da União, do Distrito Federal, de Estados e Municípios, a partir de elementos doutrinários, históricos e legislativos. Na publicação, são esclarecidos também a organização do sistema, sua sustentabilidade e outros pontos.

“O livro procura preencher essa lacuna ao explicar o funcionamento da Previdência dos servidores públicos concursados, identificar os verdadeiros problemas nos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), analisar sua gestão e debater as propostas de reformas desses sistemas, seu alcance e necessidade. Fizemos uma obra voltada para não especialistas, com uma perspectiva multidisciplinar”, disse Fazio.

De acordo com Fazio, o déficit apontado pela imprensa e pelo governo para impor reformas não é o principal problema da Previdência Social dos servidores. Para ele, o déficit de um Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) ─ tanto federal, quanto estadual ou municipal ─ “é um sintoma de problemas, o que por si só não identifica suas causas e soluções.

“Não é raro o governo e a imprensa usarem a frase “o problema da previdência é matemático e não de visões do sistema”. Essa afirmação é uma meia-verdade que busca respostas simples e fáceis para um problema mais complexo. Entendemos que uma vez constatado o déficit, cabe realizar um diagnóstico, ante de tudo. O déficit indica a insuficiência de recursos para pagar os benefícios, nem sempre gerada pelas mesmas causas”, afirmou.

Os interessados podem adquirir o livro pelo site da editora, por R$ 25. Para comprar maior quantidade de cópias, basta entrar em contato com coordenador comercial da Loyola, Ronaldo Lima, pelo e-mail ronaldo.pereira@loyola.com.br ou pelo telefone (11) 3385-8500.

Fonte: CUT-DF

Deixe um comentário:

Digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome