Mulheres se unem para organizar o 8 de março

Dando início à construção do Dia Internacional das Mulheres no DF e Entorno, mulheres da CUT e de diversas organizações do movimento social se reuniram na 1ª plenária ampliada para organização do 8 de março 2020, que aconteceu nessa quarta-feira (8), no Stiu.

A Secretária de Mulheres Trabalhadoras da CUT DF, que compôs a coordenação dos trabalhos durante a plenária, avalia que o clima foi de unidade e de construção coletiva, além de saudar a participação de mais mulheres CUTistas na atividade.

Durante a plenária, as mulheres fizeram o resgate da construção do 8 de março nos últimos anos, avaliando acertos e erros, e debateram a conjuntura atual. Destacaram que os motes do 8 de março de 2019 estão atuais, como a defesa da vida das mulheres e a luta contra a retirada de direitos e por serviços públicos. Também teve destaque a necessidade de se debater a cultura da paz e da não violência em todo o mundo, dada a iminência de uma guerra de proporções mundiais.

Thaisa Magalhães, Secretária de Mulheres Trabalhadoras da CUT, explica que nas próximas plenárias o formato e a linha política do 8 de março devem ser definidos. “Contamos com a participação massiva das mulheres CUTistas para que possamos ter um 8 de março com a cara da mulher trabalhadora”, destacou.

Outro ponto tratado na reunião foi construção do Encontro Nacional de Mulheres do MST, que acontecerá no DF entre os dias 5 e 10 de março de 2020 e que garantirá a participação de milhares de mulheres do MST no nosso 8 de março unificado.

A Secretária de Combate ao Racismo da CUT DF, Samantha Sousa, participou pela primeira vez da plenária de construção do 8 de março e avaliou que o formato da atividade garantiu que todas tivessem oportunidade de participar. “Espero que neste ano a construção do 8 de março seja ainda melhor, no sentido de juntarmos nossas indignações contra esse governo golpista e mobilizar ainda mais mulheres. Mulheres de todo tipo, de toda raça, de todo trabalho para fazer a diferença em 2020. Este 8 de março de 2020 vai entrar para a história das mulheres CUTistas e do movimento de mulheres.

A próxima plenária acontecerá no dia 18/1, sábado, às 14h, em local a confirmar.

 

Fonte: CUT DF

Deixe um comentário:

Digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome