CUT realiza seminário sobre mulheres no mundo do trabalho, dia 7/12

Como parte da campanha 21 Dias de Ativismos Feministas pelo Fim das Violências Contra as Mulheres, a Secretaria da Mulher Trabalhador da CUT Brasília realizará o Seminário: As Mulheres no Mundo do Trabalho, no dia 7/12 (sábado). A atividade será no Sindicato dos Bancários de Brasília, das 13h às 18h. O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas aqui.

Ao mesmo tempo em que se apresenta como ferramenta de formação, planejamento e organização, ações necessárias para fazer o enfrentamento à violência contra as mulheres, o seminário também dialoga com o interesse do capitalismo em manter os vários tipos de violência contra estas no mundo do trabalho.

“A violência contra as mulheres não está desvinculada do sistema capitalista, e interessa muito ao mercado econômico. Esse sistema joga o salário das mulheres, principalmente das mulheres negras, pra baixo; coloca as mulheres trans no mercado informal. E isso gera ainda mais lucro. E embora o patriarcado seja mais antigo que o capitalismo, a lógica de manutenção das violências às mulheres e a desigualdade de gênero servem e muito para o aumento dos lucros de mercado”, explica a secretária de Mulheres da CUT Brasília, Thaísa Magalhães.

Ato das Mulheres no dia 25/11, na rodoviária do Plano Piloto | Foto: Allen Mesa

O Seminário será dividido em duas mesas: Violência – 21 Dias de Ativismos pelo Fim da Violência contra as Mulheres e Mulheres; e a Organização no Mundo do Trabalho. Participarão como facilitadoras dirigentes sindicais, integrantes de movimentos feministas e representantes de centros de estudo sobre o mundo do trabalho.

Coletivo de Mulheres

Ainda no dia 7 de dezembro, antes do Seminário: As Mulheres no Mundo do Trabalho, o Coletivo de Mulheres Trabalhadoras da CUT Brasília se reunirá também no Sindicato dos Bancários de Brasília. A reunião será das 9h às 12h. Organização, formação e o Dia 8 de Março estão na pauta.

PROGRAMAÇÃO

9h – Reunião do Coletivo de Mulheres da CUT

Pauta: Organização, formação, planejamento e avaliação da Campanha dos 21 de Ativismos pelo Fim da Violência contra as Mulheres

12h – Almoço

13h – Abertura do Seminário

Mesa – Violência – 21 Dias de Ativismos pelo Fim da Violência contra as Mulheres
Daniela Luciana e Elaine Meireles – Pretas Candangas.
Junéia Batista – Secretaria da Mulher Trabalhadora – CUT
Vilmara Carmo – Secretária de Mulheres do Sinpro – DF
Thaísa Borges de Magalhães – CUT DF

15h30 – Mesa – Mulheres e a Organização no Mundo do Trabalho
Carliene Senna – Marcha Mundial de Mulheres
Krislane de Andrade Matias – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA
Creusa Maria de Oliveira – Secretária Geral da Federação das Trabalhadoras Domésticas – FENATRAD
Carmem Foro – Secretária Geral da CUT Nacional e direção da CONTAG. Coordenação da mesa – Thaísa Borges de Magalhães – CUT DF

18h – Encerramento

Fonte: CUT Brasília

Deixe um comentário:

Digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome