Nota do Instituto Lula sobre revelações do The Intercept

Na última reportagem do The Intercept Brasil, publicada nessa terça-feira (18), sobre o conluio do atual ministro da Justiça Sérgio Moro e procuradores da força-tarefa Lava Jato, os jornalistas Rafael Moro Martins, Amanda Audi, Leandro Demori, Glenn Greenwald, Tatiana Dias revelaram “o ex-juiz discordou de investigações sobre o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na Lava Jato porque, nas palavras dele, não queria ‘melindrar alguém cujo apoio é importante’. O diálogo ocorreu em 13 de abril de 2017, um dia depois do Jornal Nacional ter veiculado uma reportagem a respeito de suspeitas contra o tucano”. Na reportagem, o veículo apresenta diálogo em que Moro, Dallagnol e outros procuradores deixam claro que impediram a investigação no Instituto FHC, focando apenas no Instituto Lula, com intuito claro de prejudicar o presidente Lula e seu projeto político.

Trecho da conversa vazada pelo The Intercept Brasil

Veja abaixo a nota do Instituto Lula sobre o teor da reportagem.

O Instituto Lula sempre recebeu doações oficiais e registradas. Mesmo assim, foi alvo de uma investigação implacável, que durou anos e resultou em uma multa ilegal e milionária. Nesse período, o Instituto chegou a ser fechado por decisão judicial, o que foi corrigido pela própria Justiça diante da manifesta ilegalidade da medida.

Agora, surgem à luz conversas entre procuradores e juiz que, buscando atingir politicamente Lula e o projeto político que ele representa, combinaram proteger um adversário partidário em troca de seu apoio.

Mais do que isso, procuradores expressamente confessam nas conversas que impediram uma investigação em outro instituto porque isso causaria embaraço em sua perseguição ao Instituto Lula.

Diante dessas revelações, espera-se que as evidências sejam usadas para anular as injustas condenações contra o Instituto e contra o ex-presidente Lula.

Paulo Okamotto

Diretor-presidente do Instituto Lula

Deixe um comentário:

Digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome