Sessão solene lembra a importância da Fenae na defesa da Caixa como empresa pública

O valor da Federação Nacional das Associações da Caixa Econômica Federa (Fenae) para a construção de um país mais justo e igualitário foi lembrado em sessão solene na Câmara dos Deputados, realizada nessa terça (4). A atividade contou com a participação de representantes dos trabalhadores e parlamentares e destacou ainda a necessidade da manutenção da Caixa com uma organização 100% pública e a serviço da população.

O ato, que homenageou os 48 anos da Federação, foi uma iniciativa da deputada federal Erika Kokay (PT-DF). “Não tem sentido enfraquecer a Caixa. A Fenae fortalecida representa a Caixa fortalecida. Essa é uma homenagem simbólica a essa Federação tão importante na construção da cidadania, na defesa dos empregados e da própria Caixa, mas também na construção de um país onde os direitos, a democracia e a liberdade sejam regra e não exceção”, afirmou a parlamentar.

O recém-eleito presidente do Sindicato dos Bancários de Brasília, Kleytton Morais, avaliou que instrumentos de luta como a Fenae, são fundamentais para a travessia do momento presente. “A lógica que impulsionou a criação e a formação da Fenae será fundamental para concentramos nossa luta de em defesa da Caixa e de um projeto de soberania e autonomia nacional, que consiste em defender o estado brasileiro e as estatais”, disse.

Caixa 100% pública

O secretário de Assuntos Jurídicos da CUT Valeir Ertle, destacou que a Caixa teve papel fundamental durante os governos Dilma e Lula, financiando diversos programas sociais que conseguiram alcançar milhares de pessoas.

Para Ertle, a defesa intransigente da Fenae pela manutenção da Caixa como pública é essencial para que mais programas sejam desenvolvidos.

O dirigente ainda convocou os trabalhadores da estatal a aderirem à Greve Geral do dia 14 de junho − chamada pela CUT e demais centrais − que, entre outros pontos, agrega a luta contra as privatizações das estatais.

Fenae

Criada em 29 de maio de 1971, durante o 6º Congresso Nacional das Associações Estaduais, a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) agrega as 27 Associações do Pessoal da Caixa (Apcefs). Atualmente, o número de associados, ativos e aposentados, é de aproximadamente 50 mil.

Durante quase meio século de existência, grandes batalhas foram travadas e muitos benefícios conquistados. Além da incansável defesa dos direitos dos empregados da Caixa, a Federação atua também na promoção do bem-estar dos trabalhadores, incentivando as práticas sociais, culturais e esportivas. Além disso, os direitos humanos, equidade, solidariedade e meio ambiente são temas recorrentes em suas discussões.

Fonte: CUT Brasília

Deixe um comentário:

Digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome