Jornalistas da EBC realizam plenária nesta quinta (23)

Na próxima quinta (23), os Sindicatos dos Jornalistas e Radialistas do Distrito Federal, Rio de Janeiro, São Paulo e a Comissão de Empregados da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) realizam uma plenária para discutir a situação da organização frente aos ataques do governo Bolsonaro, e elaborar estratégias de luta em defesa do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) da categoria.

Em Brasília, o encontro acontece na escadaria sul da empresa, a partir das 13h. O objetivo é construir uma agenda unificada de mobilização dos trabalhadores, além de debater o cenário preocupante da EBC. Em algumas localidades, a situação é tão crítica, que os postos de trabalho estão sendo fechados, a exemplo da praça do Maranhão.

ACT

Em relação ao ACT, as entidades sindicais vêm buscando diálogo com Tribunal Superior do Trabalho para debater a contraproposta aprovada em assembleia pelos trabalhadores. Entretanto, a mediação do TST alega aguardar retorno do Governo Federal.

Os trabalhadores reivindicam reajuste de 4,5% nos salários e nos benefícios com 1 ticket extra, ou 3,6% nos salários e benefícios com 2 tickets extras. As duas propostas de reajuste exigem também a garantia do desconto em folha da mensalidade para sindicalizados e a manutenção das demais propostas de mediação do TST.

Os sindicatos também solicitaram uma reunião com o presidente da EBC, Alexandre Graziani, para tentar destravar as negociações do ACT, discutir o Planos de Cargo e Remuneração e o fechamento da praça do Maranhão.

Deixe um comentário:

Digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome