Entorno engrossa Greve Geral da Educação

Nesta quarta (15), data agendada para Greve Nacional da Educação, professores, estudantes e sociedade civil realizarão grandes mobilizações por todo o país em defesa do ensino público de qualidade. No entorno do Distrito Federal, as ações acontecem de forma unificada em Formosa de Goiás. O ato está previsto para acontecer a partir das 10h, na Praça Anísio Lobo.

Além do Sindicato dos Funcionários Públicos de Formosa (Sinprefor), estão confirmadas a participação de outras duas entidades: Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Goiás (Sintego), Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe).

De acordo com Suyenne Borges, presidenta do Sinprefor, a previsão é que a mobilização reúna trabalhadores e estudantes das redes municipal, estadual, dos institutos federais, da Universidade Federal de Goiás, além da população local.

Ela destaca ainda que, das 50 unidades escolares do município, 18 confirmaram paralisação total, e 5 paralisação parcial. “Como estamos em uma cidade do interior, precisamos de unidade. a nossa expectativa é que seja um grande ato. não aceitaremos que esse governo trate a educação como uma demanda qualquer. A educação e a valorização dos trabalhadores do ramo é prioridade”, disse.

A Greve

O carro-chefe da greve da Educação é a luta contra a reforma da Previdência, que coloca professoras e professores como umas das principais vítimas da Proposta da Emenda à Constituição (PEC 006). A proposta destroi o sistema previdenciário, inviabilizando as aposentadorias e dando fim a vários outros direitos que amparam principalmente pessoas em situação de vulnerabilidade econômica-social.

Entretanto, os outros ataques ao setor, como a tentativa de implantação do projeto Escola Sem Partido, o processo de militarização das escolas e o corte de 30% no orçamento das universidades e institutos federais de ensino também funcionam como gasolina para o motor que impulsionará a greve do dia 15.

Fonte: CUT Brasília

Deixe um comentário:

Digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome