Contra atraso de salários, jornalistas do Jornal de Brasília aprovam greve

Em assembleia realizada nessa quinta-feira (17/01), os jornalistas do Jornal de Brasília aprovaram greve contra o atraso do pagamento dos salários. O movimento grevista terá início às 0h da segunda-feira (21/01). Os trabalhadores reivindicam o pagamento imediato dos salários de dezembro, que deviam ter sido depositados no quinto dia útil do mês.

De acordo com a CCT, os pagamentos devem ser realizados até o 5º dia útil subsequente ao trabalhado, cabendo multa por descumprimento. A categoria ainda reclama do atraso de pagamento dos jornalistas que são contratados como “pessoa jurídica”, o que é uma fraude no contrato de trabalho. Até os estagiários enfrentam o mesmo problema.

Uma nova assembleia está marcada para segunda, às 13h, para avaliar a situação. Para Gésio Passos, coordenador do Sindicato dos Jornalistas do DF, a mobilização mostra que a categoria está unida em defesa do seus direitos. “Não dá mais para os trabalhadores aceitarem o desrespeito à CCT, precisamos pressionar as empresas”, diz o dirigente.

Antes da assembleia, o Sindicato se reuniu com a direção do Jornal que afirmou que depende da aprovação de créditos bancários para resolver a situação. A empresa ainda afirmou que realizou os demais pagamentos previstos na CCT na data estipulada no acordo.

Fonte: SJPDF

Deixe um comentário:

Digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome