Cuba Jazz em única apresentação no Teatro dos Bancários

Conheça a realidade cubana através do jazz

Destaque no Festival Internacional de Cinema de Havana e de outras mostras internacionais, na Holanda e Alemanha em 2016, o filme Cuba Jazz chegou a\no cenário brasiliense no primeiro semestre de 2018. Devido ao grande sucesso e aclamação do público, a obra retorna a Brasília, em única exibição, promovida pelo Sindicato dos Bancários e Instituto Alvorada Brasil. A sessão será realizada na quinta-feira (8/11), às 20 horas, no Teatro dos Bancários, com entrada franca.

O longa metragem, idealizado por Mauro di Deus e Max Alvim, traz ao público um registro da nova safra de músicos de jazz cubano da contemporaneidade. De acordo com seus autores, Cuba Jazz surgiu, a princípio, da amizade e amor ao ritmo, originário da cultura popular das comunidades negras americanas. Mauro conta que acompanha o contexto e evolução do jazz no país desde a década de 80. “Após uma viajem de 14 dias a Cuba, eu fiquei impressionado com a qualidade do jazz. Em nenhum outro lugar vi um cenário tão rico e produtivo, mesmo em meio às dificuldades e ao embargo econômico vivenciado no país”, explica.

A obra traz depoimentos de músicos e produtores entrecortados por cenas urbanas e apresentações pelo circuito de Havana. Além disso, é um longa em que músicos antigos falam e novos músicos falam e tocam. Um registro de mais de 100 horas de gravação com muitas histórias de vida e, principalmente, muito jazz.

Di Deus explica ainda que Cuba Jazz faz um paralelo entre a vida e a arte. “O jazz nada mais é que o exercício pleno da liberdade. Neste ritmo, os artistas se jogam na arte do improviso. O mesmo improviso que, não apenas os jovens músicos, mas toda a população cubana tem de ter na vida”, afirma.

Cuba Jazz retrata em 85 minutos de duração a história de 25 músicos, entre eles Yissy García e Jorge Luis Valdés Chicoy, grandes nomes do jazz cubano.

Serviço:

Exibição do documentário Cuba Jazz

Data: 8/10 (quinta-feira)

Horário: 20h

Local: Teatro dos Bancários – EQS 314/315 – Bloco A – Asa Sul, Brasília

Fonte: CUT Brasília

Deixe um comentário:

Digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome