Brasília recebe o 3º Festival Internacional de Cinema LGBTI

Em reconhecimento ao Mês Internacional do Orgulho LGBTI (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Pessoas Trans e Intersex) e dando continuidade às ações promovidas em Brasília para o Dia Internacional Contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia em 17 de maio, missões diplomáticas em Brasília e a Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil se unem outra vez para organizar a 3a edição do Festival Internacional de Cinema LGBTI.

A mostra, com 13 longas metragens de diversos países e 5 curtas da Campanha da ONU “Livres & Iguais”, acontecerá entre os dias 18 de junho e 24 de junho, no SESC Presidente Dutra, com entrada franca. Todos os filmes são legendados em Português.

A seleção de filmes deste ano inclui 4 documentários e 9 filmes. Entre eles têm um especial destaque “Tom of Finland”, filme que abrirá o Festival e que conta a história do famoso artista homónimo, além de “Anders als die Andern” (Diferente dos Outros), um dos primeiros filmes alemães de temática homossexual.

Nessas duas décadas do século XXI, filmes com a temática LGBTI floresceram. Se, historicamente, o cinema de ficção associava pessoas LGBTI a personagens secundárias, com papéis veiculando clichês ou situações que não retratavam a realidade vivida por essas pessoas, as produções atuais refletem mudança notável na complexidade das personagens e na ambição dos filmes. Afinal, o cinema é um espelho que pode mudar o mundo.

Essa celebração dos direitos das pessoas LGBTI por meio do cinema ocorre em um contexto de aumento da violência e discriminação com fundo LGBTI-fóbico no Brasil. De acordo com dados da ONU, das 1.654 mortes de pessoas LGBTI reportadas na América Latina entre janeiro de 2008 e abril de 2016, o Brasil lidera o ranking com mais da metade das ocorrências. Além disso, há 1 morte a cada 19 horas (totalizando 445 em 2017, um aumento de 30% em relação a 2016), segundo a ONG Grupo Gay da Bahia (GGB).

Por meio da 3ª edição do Festival, as embaixadas e instituições participantes homenageiam os membros da comunidade LGBTI que morreram em decorrência de crimes de ódio ou de complicações relacionadas a doenças sexualmente transmissíveis e reafirmam o seu compromisso com a igualdade e a dignidade de todos os seres humanos, independentemente da sua orientação sexual, identidade de gênero e/ou status sexual.

O evento é coordenado pela Embaixada da Espanha e realizado em parceria com as embaixadas da Alemanha, Austrália, Bélgica, Dinamarca, Estados Unidos, Finlândia, França, Irlanda, Países Baixos, Reino Unido, Suécia e Uruguai. O Festival conta ainda com o apoio da ONU, Brasília Orgulho, Instituto Cervantes e Todxs.

SERVIÇO

3º Festival Internacional de Cinema LGBTI
ENTRADA FRANCA
Data: 18 de junho a 24 de junho 2018
Local: SESC Presidente Dutra
(Edifício Presidente Dutra – Setor Comercial Sul, SHCS, Q. 2 – Asa Sul, Brasília, DF, 70317-800)

Confira a programação aqui 

Fonte: Embaixada da Espanha no Brasil

Deixe um comentário:

Digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome