Livro sobre agricultura familiar traz reflexões sobre desenvolvimento social e sustentável

Nesta quinta-feira (17) acontece o lançamento do livro “Trabalho, tecnologia e solidariedade”, de Claiton Mello. O lançamento acontece às 19h30, no restaurante Cavalcante Ki Filé, localizado na CLN 405, Bloco A.

A obra é fruto de um trabalho de mestrado apresentado à Universidade de Brasília (UnB) e traz em reflexões sobre agriculta familiar no semiárido brasileiro que superam o modelo tradicional de negócio.

De acordo com o autor, o livro é também uma maneira de incentivar a valorização da economia solidária. “O livro traz à tona uma ampla pesquisa sobre a importância da afirmação de políticas públicas que incentivem a geração de empregos e a erradicação da pobreza através da agricultura familiar, bem como a elaboração de projetos que visem proteger e estimular a gestão social. Anteriormente, as cooperativas de agricultura familiar eram conduzidas por meia dúzia de famílias. Hoje, conta com mais de mil, que participam ativamente da produção, beneficiamento e comercialização de produtos, gerando renda”, explica Claiton Mello.

Em sua crítica ao livro, o professor associado da UnB, Ricardo Toledo Neder, afirma que quando entenderem os estudos sobre a economia real, que envolve quase 2/3 da população em idade ativa, certamente, haverá diminuição das desigualdades. Para o professor, a solução é constituir uma expressiva camada da sociedade brasileira envolvida com redes de economia familiar, comunitária, social e solidária.

Claiton Mello é mestre em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília − UnB e atuou como gestor de inúmeros projetos nas áreas de comunicação, geração de renda e mobilização social.

Fonte: CUT Brasília

Deixe um comentário:

Digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome