Cecut Brasília reúne 450 delegados de base entre dias 28 e 30

Após a realização de assembleias em todos os sindicatos filiados e a reunião das avaliações e propostas formuladas pelos trabalhadores de base, será realizado nos dias 28, 29 e 30 de maio o 13º Congresso da CUT Brasília (13º Cecut). O encontro reunirá mais de 500 dirigentes e militantes sindicais, 450 dos quais são delegados eleitos por suas bases em todas as categorias. Durante os  três dias de debates nas dependências da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), no Núcleo Bandeirante, os delegados irão sistematizar a análise da conjuntura  (internacional, nacional, regional e local) e definir propostas de estratégias e plano de lutas para a CUT nos próximos quatro anos.

O Cecut aprovará uma proposta dos trabalhadores de Brasília que será levada para discussão no 12º Congresso Nacional da CUT (12º Concut) que acontece entre os dias 13 e 16 de outubro em São Paulo. Lá, delegações CUTistas de todo o país fecharão o  plano nacional de lutas da classe trabalhadora, estabelecendo as reivindicações e as reformas necessárias para avançar na pauta trabalhista e para um projeto de desenvolvimento que ajude a superar as desigualdades sociais.

Em ambos os Congressos, os delegados elegerão as direções que comandarão a CUT em âmbitos regional e nacional para o período 2015-2019.

O Cecut Brasília e o Concut ocorrerem em meio a uma conjuntura de crise financeira internacional, com fortes ataques dos setores conservadores da direita aos direitos e conquistas dos trabalhadores.

Atendendo ao modelo inovador de Congresso instituído neste ano que valoriza os debates a partir da base, cada sindicato encaminhou textos com suas análises e propostas à Secretaria Geral da CUT Brasília. Todas as contribuições foram elencadas num Caderno de Textos que está em fase final de edição e será disponibilizado a todos os delegados e interessados em meio eletrônico (pdf) na segunda feira (25) anterior à realização do Cecut.

“O objetivo é democratizar a produção das bases de modo que todos possam chegar ao Cecut com conhecimento e avaliação crítica das análises de conjuntura e das propostas apresentadas pelos trabalhadores nos sindicatos, favorecendo e enriquecendo os debates de sistematização final no plenário do Congresso da CUT Brasília”, explicou  Rodrigo Rodrigues, diretor da CUT Brasília e coordenador adjunto do 13º Cecut e 12º Cecut.

O Caderno de Textos do 13º Cecut conterá também o Regimento Interno, teses e um balanço dos três anos da gestão (2012-2015) da atual diretoria da CUT Brasília, com uma avaliação do projeto Todo Poder aos Sindicatos que possibilitou o resgate e a consolidação da CUT de base, de luta, de resistência e de conquistas.

PROGRAMAÇÃO DO CECUT BRASÍLIA 2015

Dia 28 – quinta feira

15h às 20h – Credenciamento das/os delegadas/os do Congresso

19h – Abertura Política

  • Rodrigo Britto – Presidente da CUT Brasília
  • Cleusa Cassiano – Vice-Presidenta da CUT Brasília
  • Rodrigo Rodrigues – Coordenador Adjunto do CECUT/CONCUT
  • Carmem Foro – Vice-Presidenta da CUT Nacional
  • Alberto Acílio Bloch – Presidente da CONTAG

20h – Leitura e aprovação do Regimento Interno do CECUT Brasília 2015

21h – Coquetel e Apresentação cultural

 Dia 29 – sexta feira

8h às 17h – Credenciamento das/os delegadas/os do Congresso

10h – Ato do Dia Nacional de Paralisação

14h – Almoço

16h – Análise da conjuntura política e os desafios para o movimento sindical

  • Análise da conjuntura internacional – Antônio Lisboa Amâncio Vale – Secretário Nacional de Relações Internacionais da CUT
  • Análise da conjuntura nacional – Marilane Oliveira Teixeira – CESIT/UNICAMP
  • Análise da conjuntura do desenvolvimento e da integração regional – Julio Miragaya – SEBRAE-DF
  • Análise da conjuntura local – Fiorella Machiavello – Técnica do DIEESE/Escritório Regional DF

16h40 – Abertura para o debate

 Dia 30 – sábado

8h – Apresentação do Balanço da Gestão

9h30 – Debate e aprovação das resoluções e propostas encaminhadas pelas assembleias de base

12h – Almoço

14h – Debate e aprovação do plano de lutas

16h30 – Intervalo

17h – Eleição da nova direção da CUT Brasília para gestão 2015/2019

18h – Confraternização

Deixe um comentário:

Digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome